Segunda Ação de Aprendizagem



Segunda  ação do portfólio  de aprendizagem
Tempestade de idéias”
ESTUDANTE: Evanice Urbano da Silva
PROFESSORA: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
TUTOR (A): Sandra Maria Sousa
  
TEMPESTADE DE IDEIAS: DIAGNOSTICANDO OS CONCEITOS APRENDIDOS DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

QUESTÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DOCENTE/ENSINO/APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO

QUESTÃO 1
EXPLIQUE o que é aprendizagem e o que é ensino.
Curioso como as definições de aprendizagem e ensino sempre pareceram tão evidentes para mim e, no momento em que sou instigada a explicá-las, simplesmente passo a refletir sobre isso e chego à conclusão de que as ideias que possuo a respeito não estão tão definidas como eu imaginava. Desse modo, acredito que a possível concepção que possuo sobre aprendizagem esteja relacionada ao ato de construir conhecimentos significativos, ou seja, a aprendizagem é algo que ocorre quando construímos conhecimentos úteis em nosso cotidiano. Contudo, diante dessa explicação, é inevitável o questionamento: tudo o que aprendo é utilizado e significativo?
É evidente que não! Porém, refletindo mais ainda sobre a questão e buscando referências nos estudos realizados durante o curso de  Pedagogia, especialmente as teorias de Vygotsky e Piaget, chego à conclusão que a aprendizagem é o resultado de um processo onde o conhecimento é construído de forma interligada, onde um fator auxilia a construção de algo mais complexo e que todos juntos definem a capacidade de saber, compreender e agir.
Em relação ao ensino, tenho a clara definição que ensino não é transmissão de conhecimento, mas sim, o processo de criação de oportunidades para que o conhecimento seja construído.
Ensino e aprendizagem são processos contínuos e interligados que podem ocorrer em diferentes espaços e momentos. Quanto ao ensino e aprendizagem que ocorre no âmbito escolar, é preciso considerar que não ocorre do mesmo modo para todos os estudantes

QUESTÃO 2
INDIQUE quais são as relações entre ação docente e a reflexão na ação e a reflexão sobre a ação.
A ação docente compreende os mecanismos utilizados pelo professor para criar oportunidades para a construção do conhecimento. Nesse processo, é imprescindível haver reflexões tanto no processo em que se está planejando e executando, ou seja, reflexão na ação, como também após a ação, buscando resgatar e analisar o que foi feito, o que deu certo e o que é possível melhorar. Esses dois processos estão interligados e constituem partes importantes da prática pedagógica, uma vez que proporcionam ao professor mecanismo para uma ação docente consciente.

QUESTÃO 3
CITE uma característica específica que distingue o método, nas seguintes situações:
a) No ensino: Diversidade de características; São vários os caminhos e procedimentos adotados no processo de ensino, pois são influenciados pelo contexto histórico e social, pelas tendências pedagógicas e deveria ser principalmente, adaptado às necessidades dos estudantes.
O método está diretamente relacionado às relações pedagógicas presentes no cotidiano escolar. Desse modo, o método no ensino pode ser tradicional, centrado no professor e com atividades descontextualizadas, mecânicas e repetitivas ou pode ser voltado para atender as necessidades dos estudantes
b) Na pesquisa: O método é científico.  É caracterizado por seguir um conjunto de critérios específicos. O método é planejado e verificado.
c) No filosofar: O método é caracterizado por indagações, hipóteses e refutações.


QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as principais características do método de ensino e da avaliação dos alunos em sala de aula.
Resposta: As características do método de ensino estão diretamente relacionadas às propostas que norteiam o processo de ensino de cada professor. Assim, o ensino pode ser caracterizado pela realização de atividades mecânicas e repetitivas, como a leitura e preenchimento de questionários, ditado e consequentemente ser seguido de uma avaliação que tem por objetivo a aferição e repetição do conteúdo estudado. O método de ensino também pode ser caracterizado por uma proposta que valorize a integração dos conteúdos (interdisciplinaridade), incentive a participação ativa do estudante e o processo de ensino e aprendizagem é que é valorizado na avaliação e não apenas o resultado final. Nesse método de avaliação dos estudantes na sala de aula, a avaliação pode ser também formativa, uma vez que o estudante pode ter a oportunidade de refletir sobre o conhecimento que está sendo produzido.


QUESTÕES SOBRE  A ÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA/ENSINO/APRENSIDAGEM/AVALIAÇÃO

QUESTÃO 1
INDIQUE três características do papel do professor como mediador do processo de aprendizagem.
Resposta: O professor mediador:
  • Incentiva a participação ativa do estudante;
  • Propõe e instiga intencionalmente à pesquisa, estimulando o estudante a refletir criticamente sobre o conhecimento construído, rever e refazer as atividades, ampliando seu conhecimento;
  • Dedica-se ao que faz e aprende enquanto estimula a construção do conhecimento.

QUESTÃO 2
EXPLIQUE o que é uma avaliação diagnóstica. Dê exemplos.
Avaliação diagnóstica é um procedimento adotado para averiguar a situação inicial do indivíduo em diferentes situações. No caso da educação, a avaliação diagnóstica é ampla e vai além de uma prova escrita. Envolve também e principalmente a observação do estudante, as dificuldades e facilidades em cada área, a interação com os colegas e com o conteúdo e as habilidades e competências já construídas.
A avaliação diagnóstica não deve necessariamente ser realizada apenas no início do ano letivo, mas sempre que necessário, configurando-se inclusive, como um ótimo instrumento de autoavaliação do professor.
Um exemplo de avaliação diagnóstica pode ser uma dinâmica de grupo que instigue a participação e a cooperação entre colegas; a recontagem oral de uma história; a produção de um texto; jogos em dupla e atividade onde seja exigida a escrita espontânea.  
Para Dalben, a avaliação de sistema é um tipo de avaliação diagnóstica. Isso porque informa o nível de desempenho dos alunos em diferentes níveis do processo de ensino, num continuum de habilidades definidas como essenciais à escolarização básica.

QUESTÃO 3
CONCEITUE o que é um portfólio de aprendizagem. Conhece algum/alguma professor/a que tenha usado o portfólio como instrumento de avaliação. Descreva como era sua metodologia avaliativa
O portfólio de aprendizagem é um modo diferente de organizar o processo de ensino e aprendizagem, onde a avaliação deixa de ser restrita a um resultado final e passa a ser decorrente de um processo onde o conhecimento é produzido. O portfólio pode ser definido como:
Ferramenta pedagógica para uma coleção organizada e planejada de trabalhos produzidos pelo(s) estudantes, ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da aprendizagem efetuada bem como dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afetivo (AMBRÓSIO, 2013, p. 24).

Sendo um recurso diferenciado na educação, o portfólio representa uma alternativa pedagógica que valoriza o estudante e sua produção, possibilitando que esse possa estabelecer relações e até comparações entre os trabalhos construídos em diferentes momentos. Através da construção do portfólio, o estudante, “tanto da educação básica como do Ensino Superior, reflete sobre o ensino e a aprendizagem; torna-se investigador” (AMBRÓSIO, 2013, p.44)
Em minha atividade profissional tenho a oportunidade de acompanhar diversos trabalhos denominados portfólios, contudo o que geralmente acontece é a restrição do portfólio a uma pasta que reúne os trabalhos produzidos, na maioria das vezes em casa e notoriamente isso nem sempre é feito pelo próprio estudante, pois a beleza é um dos critérios da avaliação. Ainda no aspecto avaliativo, percebe-se que não é feita nenhuma revisão ou reflexão sobre as produções, o que vem a comprometer a importância dessa ferramenta pedagógica.

QUESTÃO 4
INDIQUE quais são as divergências e aproximações entre a avaliação de sistema e avaliação de desempenho escolar.

Resposta: Sinteticamente as duas avaliações deveriam convergir para um mesmo fator: a construção do conhecimento do estudante. Contudo, uma das principais divergências entre a avaliação de sistema e a avaliação de desempenho escolar é a distância do que é cobrado na avaliação de sistema e a realidade escolar. Outro fator considerável é a questão da preocupação em subir os índices de notas da avaliação de sistema e isso muitas vezes impede que o professor desenvolva atividades voltadas para as reais necessidades de seus estudantes. Por se tratar de avaliações padronizadas, as avaliações de sistema não contemplam a realidade de todas as escolas, haja vista a heterogeneidade da sociedade em que estamos inseridos.  Além do mais, esse tipo de avaliação tem por objetivo avaliar o sistema de ensino e não o processo de aprendizagem do estudante.
De acordo com Dalben, a avaliação de sistema e avaliação de desempenho escolar são duas dimensões da avaliação, por isso apresentam objetivos e, consequentemente, métodos e procedimentos diferentes, “mas ambas fornecem subsídios para a elaboração de uma proposta pedagógica que busque a qualidade de ensino.” Para a autora, a avaliação de desempenho escolar está mais próxima dos atores que participam diretamente do trabalho pedagógico da escola, já a avaliação de sistema tem por objetivo verificar o desenvolvimento cognitivo dos alunos em geral.


BIBLIOGRAFIA


ALVAREZ LEITE, L. H. O planejamento em ação: os desafios da intervenção pedagógica. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 22.01.2012

AMBRÓSIO. Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis:Vozes, 2013

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. A relação pedagógica. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 24. 01.2012

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Avaliação da aprendizagem:  operacionalização. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 02. 02.2012

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.
Disponível em:

REZENDE, Márcia Ambrosio Rodrigues. A relação /Registro no ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática educativa inovadora. [manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende-2003.318f. enc.(p.16,29,32,114).
Disponível em:

http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf. Acesso em 30.05.2013





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