“Tempestade de idéias”
ESTUDANTE: Evanice Urbano da Silva
PROFESSORA: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
TUTOR (A): Sandra
Maria Sousa
TEMPESTADE DE
IDEIAS: DIAGNOSTICANDO OS CONCEITOS
APRENDIDOS DURANTE O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
QUESTÕES SOBRE AS ESPECIFICIDADES DO TRABALHO DOCENTE/ENSINO/APRENDIZAGEM/AVALIAÇÃO
QUESTÃO
1
EXPLIQUE
o que é aprendizagem e o que é ensino.
Curioso
como as definições de aprendizagem e
ensino sempre pareceram tão evidentes para mim e, no momento em que sou
instigada a explicá-las, simplesmente passo a refletir sobre isso e chego à
conclusão de que as ideias que possuo a respeito não estão tão definidas como
eu imaginava. Desse modo, acredito que a possível concepção que possuo sobre
aprendizagem esteja relacionada ao ato de construir conhecimentos
significativos, ou seja, a aprendizagem é algo que ocorre quando construímos
conhecimentos úteis em nosso cotidiano. Contudo, diante dessa explicação, é
inevitável o questionamento: tudo o que aprendo é utilizado e significativo?
É evidente que não! Porém, refletindo mais ainda sobre a questão e buscando referências nos estudos realizados durante o curso de Pedagogia, especialmente as teorias de Vygotsky e Piaget, chego à conclusão que a aprendizagem é o resultado de um processo onde o conhecimento é construído de forma interligada, onde um fator auxilia a construção de algo mais complexo e que todos juntos definem a capacidade de saber, compreender e agir.
É evidente que não! Porém, refletindo mais ainda sobre a questão e buscando referências nos estudos realizados durante o curso de Pedagogia, especialmente as teorias de Vygotsky e Piaget, chego à conclusão que a aprendizagem é o resultado de um processo onde o conhecimento é construído de forma interligada, onde um fator auxilia a construção de algo mais complexo e que todos juntos definem a capacidade de saber, compreender e agir.
Em
relação ao ensino, tenho a clara definição que ensino não é transmissão de
conhecimento, mas sim, o processo de criação de oportunidades para que o
conhecimento seja construído.
Ensino
e aprendizagem são processos contínuos e interligados que podem ocorrer em
diferentes espaços e momentos. Quanto ao ensino e aprendizagem que ocorre no
âmbito escolar, é preciso considerar que não ocorre do mesmo modo para todos os
estudantes
QUESTÃO
2
INDIQUE
quais são as relações entre ação docente e a reflexão na ação e a reflexão
sobre a ação.
A
ação docente compreende os mecanismos utilizados pelo professor para criar
oportunidades para a construção do conhecimento. Nesse processo, é
imprescindível haver reflexões tanto no processo em que se está planejando e
executando, ou seja, reflexão na ação, como também após a ação, buscando
resgatar e analisar o que foi feito, o que deu certo e o que é possível
melhorar. Esses dois processos estão interligados e constituem partes
importantes da prática pedagógica, uma vez que proporcionam ao professor
mecanismo para uma ação docente consciente.
QUESTÃO
3
CITE uma característica específica que distingue o método, nas seguintes
situações:
a) No
ensino: Diversidade de características; São vários os caminhos e procedimentos
adotados no processo de ensino, pois são influenciados pelo contexto histórico
e social, pelas tendências pedagógicas e deveria ser principalmente, adaptado
às necessidades dos estudantes.
O
método está diretamente relacionado às relações pedagógicas presentes no
cotidiano escolar. Desse modo, o método no ensino pode ser tradicional,
centrado no professor e com atividades descontextualizadas, mecânicas e
repetitivas ou pode ser voltado para atender as necessidades dos estudantes
b) Na
pesquisa: O método é científico. É
caracterizado por seguir um conjunto de critérios específicos. O método é
planejado e verificado.
c) No filosofar: O método é caracterizado por
indagações, hipóteses e refutações.
QUESTÃO
4
INDIQUE quais são as principais características do método de ensino e da
avaliação dos alunos em sala de aula.
Resposta: As características do método de ensino estão
diretamente relacionadas às propostas que norteiam o processo de ensino de cada
professor. Assim, o ensino pode ser caracterizado pela realização de atividades
mecânicas e repetitivas, como a leitura e preenchimento de questionários,
ditado e consequentemente ser seguido de uma avaliação que tem por objetivo a
aferição e repetição do conteúdo estudado. O método de ensino também pode ser
caracterizado por uma proposta que valorize a integração dos conteúdos
(interdisciplinaridade), incentive a participação ativa do estudante e o
processo de ensino e aprendizagem é que é valorizado na avaliação e não apenas
o resultado final. Nesse método de avaliação dos estudantes na sala de aula, a
avaliação pode ser também formativa, uma vez que o estudante pode ter a
oportunidade de refletir sobre o conhecimento que está sendo produzido.
QUESTÕES SOBRE
A ÇÃO DOCENTE E SALA DE AULA/ENSINO/APRENSIDAGEM/AVALIAÇÃO
QUESTÃO
1
INDIQUE três características do papel do professor como mediador do
processo de aprendizagem.
Resposta: O professor mediador:
- Incentiva a participação ativa do estudante;
- Propõe e instiga intencionalmente à pesquisa, estimulando o estudante a refletir criticamente sobre o conhecimento construído, rever e refazer as atividades, ampliando seu conhecimento;
- Dedica-se ao que faz e aprende enquanto estimula a construção do conhecimento.
QUESTÃO
2
EXPLIQUE o que é uma avaliação diagnóstica. Dê
exemplos.
Avaliação
diagnóstica é um procedimento adotado para averiguar a situação inicial do
indivíduo em diferentes situações. No caso da educação, a avaliação diagnóstica
é ampla e vai além de uma prova escrita. Envolve também e principalmente a
observação do estudante, as dificuldades e facilidades em cada área, a
interação com os colegas e com o conteúdo e as habilidades e competências já
construídas.
A
avaliação diagnóstica não deve necessariamente ser realizada apenas no início
do ano letivo, mas sempre que necessário, configurando-se inclusive, como um
ótimo instrumento de autoavaliação do professor.
Um
exemplo de avaliação diagnóstica pode ser uma dinâmica de grupo que instigue a
participação e a cooperação entre colegas; a recontagem oral de uma história; a
produção de um texto; jogos em dupla e atividade onde seja exigida a escrita
espontânea.
Para
Dalben, a avaliação de sistema é um tipo de avaliação diagnóstica. Isso porque
informa o nível de desempenho dos alunos em diferentes níveis do processo de
ensino, num continuum de habilidades
definidas como essenciais à escolarização básica.
QUESTÃO
3
CONCEITUE o que é um portfólio de aprendizagem. Conhece algum/alguma
professor/a que tenha usado o portfólio como instrumento de avaliação. Descreva
como era sua metodologia avaliativa
O
portfólio de aprendizagem é um modo diferente de organizar o processo de ensino
e aprendizagem, onde a avaliação deixa de ser restrita a um resultado final e
passa a ser decorrente de um processo onde o conhecimento é produzido. O
portfólio pode ser definido como:
Ferramenta pedagógica para uma coleção organizada e planejada de
trabalhos produzidos pelo(s) estudantes, ao longo de um determinado período de
tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada da
aprendizagem efetuada bem como dos diferentes componentes do seu
desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afetivo (AMBRÓSIO, 2013, p. 24).
Sendo um recurso diferenciado na educação, o portfólio representa uma
alternativa pedagógica que valoriza o estudante e sua produção, possibilitando
que esse possa estabelecer relações e até comparações entre os trabalhos
construídos em diferentes momentos. Através da construção do portfólio, o
estudante, “tanto da educação básica como do Ensino Superior, reflete sobre o
ensino e a aprendizagem; torna-se investigador” (AMBRÓSIO, 2013, p.44)
Em minha atividade profissional tenho a oportunidade de acompanhar
diversos trabalhos denominados portfólios, contudo o que geralmente acontece é
a restrição do portfólio a uma pasta que reúne os trabalhos produzidos, na
maioria das vezes em casa e notoriamente isso nem sempre é feito pelo próprio
estudante, pois a beleza é um dos critérios da avaliação. Ainda no aspecto
avaliativo, percebe-se que não é feita nenhuma revisão ou reflexão sobre as
produções, o que vem a comprometer a importância dessa ferramenta pedagógica.
QUESTÃO
4
INDIQUE quais são as divergências e aproximações entre a avaliação de
sistema e avaliação de desempenho escolar.
Resposta: Sinteticamente as duas avaliações deveriam convergir
para um mesmo fator: a construção do conhecimento do estudante. Contudo, uma
das principais divergências entre a avaliação de sistema e a avaliação de
desempenho escolar é a distância do que é cobrado na avaliação de sistema e a
realidade escolar. Outro fator considerável é a questão da preocupação em subir
os índices de notas da avaliação de sistema e isso muitas vezes impede que o
professor desenvolva atividades voltadas para as reais necessidades de seus
estudantes. Por se tratar de avaliações padronizadas, as avaliações de sistema
não contemplam a realidade de todas as escolas, haja vista a heterogeneidade da
sociedade em que estamos inseridos. Além
do mais, esse tipo de avaliação tem por objetivo avaliar o sistema de ensino e
não o processo de aprendizagem do estudante.
De acordo com Dalben, a avaliação de sistema e avaliação de desempenho
escolar são duas dimensões da avaliação, por isso apresentam objetivos e,
consequentemente, métodos e procedimentos diferentes, “mas ambas fornecem
subsídios para a elaboração de uma proposta pedagógica que busque a qualidade
de ensino.” Para a autora, a avaliação de desempenho escolar está mais próxima
dos atores que participam diretamente do trabalho pedagógico da escola, já a avaliação
de sistema tem por objetivo verificar o desenvolvimento cognitivo dos alunos em
geral.
BIBLIOGRAFIA
ALVAREZ LEITE, L. H. O planejamento em ação: os
desafios da intervenção pedagógica. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 22.01.2012
AMBRÓSIO. Márcia. O uso do portfólio no ensino
superior. Petrópolis:Vozes, 2013
DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. A
relação pedagógica. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 24. 01.2012
DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas.
Avaliação da aprendizagem:
operacionalização. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32404&tipo=ob&cp=000000&cb> acesso em 02. 02.2012
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A
relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e
discente. 2010. 278f. Tese
(Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo
Horizonte.
Disponível em:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf. Acesso em 30.05.2013
REZENDE, Márcia Ambrosio Rodrigues. A relação /Registro no
ciclo da juventude: limites e possibilidades na construção de uma prática
educativa inovadora. [manuscrito] Márcia Ambrósio Rodrigues
Rezende-2003.318f. enc.(p.16,29,32,114).
Disponível em:
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf.
Acesso em 30.05.2013
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